Conheça a nossa história

Como tudo começou

CONFRARIA DO ARROZ DOCE

O nosso logótipo

Queremos que todos quantos nos seguem percebam como nascemos e de que forma fomos pensando cada pormenor, razão pela qual explicamos a forma como o nosso logótipo foi pensado.

Começámos por pensar nos elementos que caracterizam cada receita de Arroz Doce. Com leite. Sem leite. Com ovos. Sem ovos. Com manteiga. Sem manteiga. Com limão. Sem limão. Com baunilha. Sem baunilha.
Enfim... Tantas nuances que começámos a ficar meio perdidos e decidimos simplificar. Aqui deixamos uma breve explicação sobre o nosso logótipo que no centro contém os elementos comuns a todas as receitas de Arroz Doce, representados por:
- Um saco de arroz (à esquerda);
- Um pau de canela cruzado com uma colher de pau (ao centro);
- Cubos de açúcar (à direita).
Sob os quatro elementos encontra-se o ano de fundação da Confraria do Arroz Doce, sendo todos os elementos, circundados por espigas de arroz.

Sobre nós

A Confraria do Arroz Doce tem por objeto a investigação e promoção do Arroz Doce, enquanto sobremesa presente nas mais diversas mesas e festividades portuguesas.

Alicerçada na tradição, procura contribuir para que a história do Arroz Doce na mesa dos Portugueses se perpetue no tempo, quer em Portugal, quer além-fronteiras.

Tem, ainda, por objeto social a divulgação, valorização e defesa cultural e gastronómica do Arroz Doce, nas suas mais diversas formas.

Órgãos Sociais

Mesa da Assembleia Geral - ARROZAL

Presidente: Maria Raquel Cocharra Dias Antunes

Vice-Presidente: Emanuel da Silva Faria

Secretário: Filipe Lopes Pessoa

Direção - ORIGEM

Presidente - Plantae: Dora Catarina Garrucho Caetano

Vice-Presidente - Liliopsida: Catarina Isabel Simões Santos

Secretário - Orysa: Gonçalo André Ligeiro de Melo

Tesoureiro - Çarkara: David de Oliveira Gomes

Coordenador - Cinnamomum: Carla Sofia Antunes Tavares

Conselho Fiscal - DESCASQUE

Presidente - Auditor Relator: Ricardo Manuel Morais dos Santos

Primeiro Secretário - Primeiro Auditor: João Carlos Moreira

Segundo Secretário - Segundo Auditor: Jacinta de Jesus dos Santos Rodrigues

Datas importantes 

2017 - O PRIMEIRO DESAFIO

Foi em janeiro de 2017, numa viagem partilhada por três pessoas - Dora Caetano, Ricardo Santos e Olga Cavaleiro - que nos foi lançado o desafio de constituição da Confraria do Arroz Doce.

De imediato começámos a organizar algumas questões, nomeadamente o facto de querermos ser uma Confraria de âmbito nacional, embora com sede regional.

Com toda a motivação de início de projeto, as ideias fervilhavam, pelo que, o logótipo e os estatutos não tardaram a aparecer.
 

2018 - O ANO DA GAVETA

Dada a velocidade a que a vida pessoal e os compromissos profissionais correm, o projeto de constituição desta Confraria foi sendo adiado de dia para dia e, enquanto esperávamos pelo momento certo, o projeto foi ficando "dentro da gaveta". 
 

MAIO DE 2019 - O SEGUNDO DESAFIO

É em maio de 2019 que Dora Caetano lança o desafio a Carla Tavares para acordar este projeto adormecido. E assim foi.

Acreditamos que as coisas apenas acontecem no momento certo. Nem antes. Nem depois. E o momento era aquele.

Trabalhámos. Captámos mais elementos. Concluímos os estatutos. Definimos o nome. Desenhámos o traje. Escolhemos as Confrarias Madrinhas. Procurámos um local para a sede... Finalmente apareceu, pelas mãos da Catarina Santos e do Filipe Pessoa.

A Confraria do Arroz Doce nasceu de uma semente que precisou de dois anos para começar a germinar e, finalmente, nascer.

Nasceu do projeto. Dos desafios. Do trabalho. Da discussão. Da partilha. Da paixão. E do doce... do Arroz Doce! 

 

27 DE SETEMBRO DE 2019 - O SONHO TORNADO REALIDADE

Foi no dia 27 de setembro que nasceu, oficialmente, a Confraria do Arroz-Doce, no Cartório Notarial Sónia Pereira, em Coimbra e onde estiveram presentes @s Confrades Carla Tavares, Dora Caetano, Catarina Santos, Filipe Pessoa, Gonçalo Melo, Jacinta Rodrigues e Ricardo Santos.

Ficámos lisonjead@s com a presença de uma das nossas Confrarias Madrinhas - a Confraria dos Amigos da Geropiga de Moinhos e Arredores, nas pessoas de Filipe Rosa e Luís Paiva.

Rua do Bairro Novo nº 16 | Rio de Galinhas | 3040-488 Almalaguês, Coimbra
Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora